Planalto confirma que 25 militares da Venezuela pediram asilo à embaixada
O Palácio do Planalto confirmou que cerca de 25 militares venezuelanos pediram asilo à embaixada brasileira e foram recebidos. O governo brasileiro não revela, por enquanto, a identidade dos militares que foram acolhidos. A decisão de recebê-los foi do presidente Jair Bolsonaro.
O embaixador venezuelano na ONU, Samuel Moncada, afirmou que são militares de baixa patente. Segundo ele, o autoproclamado presidente do país, Juan Guaidó, utiliza os canais diplomáticos para potencializar os conflitos no País. “Vinte e cinco soldados de baixa patente que participaram dessa conspiração [os conflitos desta terça] pediram asilo no Brasil. E o senhor Bolsonaro está dando proteção a eles”, disse.
Embora a leitura inicial deste gesto seja de que autoridades militares começaram a se desgarrar do Nicolás Maduro, o que reforçaria a situação de Juan Guaidó, fontes do Planalto ressaltam que não há dados concretos sobre isso.
A situação ainda está muito instável, conforme relatou uma fonte do Planalto. As informações sobre a possibilidade de novas deserções venezuelanas ainda não foram atualizadas.
Uma espécie de gabinete de crise foi montado no Planalto para acompanhar de perto a situação e repassar as informações para o presidente Jair Bolsonaro.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Mundo
Rubio insta novo chanceler venezuelano a continuar libertando presos políticos
Oliver Blanco foi nomeado na semana passada como novo chefe da diplomacia venezuelana pela presidente interina Delcy Rodríguez
- Democratas ‘viram’ na Carolina do Norte e ameaçam maioria republicana no Senado dos EUA Júlia Mano · há 2 horas
- Eleições legislativas: qual é o horário de encerramento da votação em cada estado dos EUA? Jovem Pan · há 7 horas
- Países europeus são atingidos por ciberataques a supermercados AFP · há 9 horas
- Groenlândia aprova acordo com Dinamarca e EUA após meses de pressão de Trump Estadão Conteúdo · há 10 horas