Um dia após atentado que matou 23 manifestantes, iraquianos voltam às ruas
O Iraque voltou a ser palco de protestos populares neste sábado (7), um dia depois de um atentado contra manifestantes ter terminado com a morte de 23 pessoas, de acordo com a última contabilização oficial. O Ministério do Interior do país informou que, além das vítimas, 135 pessoas se feriram durante a ação.
Na sexta-feira (6) à noite, homens armados abriram fogo contra os manifestantes na praça Al Jalani, no centro de Bagdá, e muito perto da concentração dos protestos na capital, que é a praça Tahrir. Ainda não há informações sobre a motivação dos responsáveis pelo ataque mas, nas redes sociais, ativistas apontam que poderiam pertencer a milícias xiitas.
Os temores por uma nova ação, no entanto, não impediram que um grande número de pessoas voltassem a se manifestar hoje nas duas praças, mantendo a mobilização popular que já dura dois meses.
Desde o começo dos protestos, em 1º de outubro, mais de 400 pessoas morreram e milhares de ficaram feridas principalmente em Bagdá, assim como nas regiões do sul do Iraque.
*Com informações da Agência EFE
continue lendo
Mundo
Morre mulher de 87 anos que inspirou a mobilização pró-moradia na Espanha
Maricarmen Abascal foi despejada do apartamento onde morava em Madri
- Sobrevivente de execução nos EUA seria desligada de suporte à vida antes de acordar Estadão Conteúdo · há 10 horas
- Israel ataca Gaza no aniversário do 7 de Outubro e mata três pessoas AFP · há 16 horas
- Nobel de Química premia descoberta que explica por que moléculas têm ‘lado único’ AFP · há 19 horas
- Rubio afirma que Irã perdeu controle de Ormuz e minimiza poder de Teerã Jovem Pan · há 21 horas