Venezuela liberta 110 manifestantes detidos por protestos contra a reeleição de Maduro
A Venezuela anunciou, nesta segunda-feira (3), a libertação de 110 manifestantes que estavam detidos em decorrência de protestos contra a reeleição de Nicolás Maduro. Com essa ação, o número total de pessoas liberadas chega a mais de 2 mil. As solturas ocorreram após um “processo de verificação” e foram influenciadas por solicitações de países como Brasil e Colômbia, que têm pressionado por mudanças no cenário político do país. Durante os protestos do ano passado, mais de 2,4 mil indivíduos foram detidos, resultando em 28 mortes e cerca de 200 feridos.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Entre os soltos recentemente, destacam-se Cristian Albornoz e Carlos Valecillos, que enfrentaram sérios problemas de saúde mental enquanto estavam encarcerados. Atualmente, ainda existem pelo menos 300 presos políticos que aguardam a sua libertação. Além das solturas, o governo venezuelano permitiu que opositores asilados na Embaixada da Argentina em Caracas recebessem um gerador elétrico, após passarem 100 dias sem eletricidade. Essa medida visa melhorar as condições de vida dos asilados, que enfrentam dificuldades significativas em sua situação atual.
A oposição, por sua vez, está solicitando a emissão de salvo-condutos para que os opositores que se encontram na embaixada possam deixar a Venezuela.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira
Assuntos
continue lendo
Mundo
Trump afirma que Kennedy Center será fechado após juiz vetar rebatizá-lo com o nome do republicano
Presidente afirmou que as reformas necessárias no local só serão permitidas se o lugar passar a se chamar Trump-Kennedy Center
- Argentina amplia denúncias de atividades petrolíferas ilegais próximo das Malvinas Europa Press · há 9 horas
- Trump diz ser ‘horrível’ decisão da Corte de rejeitar restrição sobre voto por correio AFP · há 9 horas
- Turquia prende dezenas de manifestantes que protestavam contra a repressão LGBTQIA+ AFP · há 9 horas
- Bruxelas diz que ‘prioridade’ é repatriar ao Marrocos migrantes ilegais do país em Ceuta Europa Press · há 10 horas