Abbas se reunirá domingo com líder exilado do Hamas, Khaled Meshaal, em Doha
Cartum, 19 jul (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, se reunirá neste domingo em Doha com o líder do Hamas no exílio, Khaled Meshaal, para “tentar convencê-lo” a aceitar o cessar-fogo com Israel, informou à Agência Efe uma fonte diplomática palestina.
Eles tiveram várias conversas telefônicas nestes últimos dias nas quais falaram da intensa ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza, que já causou pelo menos 330 mortes entre os palestinos, a maioria civis, em 12 dias.
No encontro em Doha, está previsto que Abbas estude com Meshaal as condições impostas pelo movimento palestino Hamas para aceitar um cessar-fogo, entre as quais está a libertação dos presos palestinos em Israel e o desbloqueio da faixa.
Abbas tem tido vários encontros com diplomatas e líderes no Oriente Médio em busca de apoio à iniciativa egípcia e para pedir aos países próximos ao Hamas que pressionem este movimento a aceitar o cessar-fogo.
Durante sua visita de três dias ao Cairo, Abbas se reuniu com o presidente egípcio, Abdul Fatah al Sisi; com o representante do Hamas no Egito, Moussa Abu Marzuq, e com outros responsáveis locais e internacionais.
Antes de continuar a viagem, que tem também Bahrein e Catar no roteiro, Abbas se encontrou com o primeiro-ministro turco, Recep Tayep Erdogan, em Istambul.
O Egito está intermediando entre Israel e Hamas um acordo que inclui um cessar-fogo, rejeitado pelo grupo palestino, embora aceito por algumas horas por Tel Aviv, que iniciou há dois dias uma ofensiva terrestre em Gaza. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.