Al Qaeda toma controle de posição militar estratégica no sudeste do Iêmen
Sana, 15 fev (EFE).- Membros da organização terrorista Al Qaeda tomaram neste domingo o controle de uma posição militar estratégica próxima à capital da província de Shebua, no sudeste do Iêmen, informaram à Agência Efe fontes oficiais.
Homens armados cercaram a região onde está instalado um batalhão de defesa aérea no monte Al Jafaa, próximo à cidade de Ataq, capital de Shebua, e entrarem em um confronto com as tropas que defendiam o local por várias horas.
Por enquanto, o número de vítimas de ambos os lados é desconhecido, segundo as fontes. Trata-se da segunda posição militar que cai nas mãos da Al Qaeda no Iêmen em menos de uma semana.
Na quinta-feira passada, o grupo terrorista tomou o controle do quartel da XIX Brigada de Infantaria do Exército, situado na zona de Bihan em Shebua, a 570 quilômetros ao sudeste da capital Sana, onde saqueou um arsenal.
A Al Qaeda acusa às Forças Armadas iemenitas dar apoio às milícias houthis, que atacam às tribos sunitas desde outubro do ano passado.
A organização terrorista tem como um de seus alvos o movimento houthi (xiita), que no último mês estendeu as áreas sob seu domínio no Iêmen.
Além disso, os xiitas dissolveram o parlamento no último dia 6 de fevereiro e anunciaram a formação de um Conselho Presidencial para governar o país interinamente por um período de dois anos.
Os houthis são apoiados por algumas unidades do Exército leais ao ex-presidente do Iêmen Ali Abdullah Saleh, deposto após uma revolta popular em 2011.
As tribos sunitas que se encontram em zonas não controladas pelos houthis estão se armando para repelir os ataques dos rebeldes xiitas, uma questão pode se transformar em uma guerra civil. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.