Alemanha pede que partes em conflito na Líbia aceitem compromisso pela paz

  • Por Agencia EFE
  • 15/09/2015 11h59
  • BlueSky

Berlim, 15 set (EFE).- A Alemanha pediu nesta terça-feira aos responsáveis políticos líbios em Tobruk e em Trípoli que aceitem o compromisso para um acordo de paz e a formação de um governo de união nacional como foi alcançado este fim de semana pelas delegações das partes na cidade marroquina de Sjirat.

“Este fim de semana as partes em conflito na Líbia assentaram em Rabat as bases para o fim da crise e a formação de um governo de união nacional”, assinalou o titular de Relações Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, em comunicado.

O ministro ressaltou que “após meses de negociações em Rabat, Istambul e Berlim, parece terem conseguido chegar a um compromisso que representa o primeiro passo importante no caminho rumo a uma resolução do conflito na Líbia”.

O comunicado acrescentou que “agora tudo depende de que os responsáveis políticos em Tobruk e Trípoli aceitem o compromisso alcançado após duras negociações e assinem o mais rápido possível o acordo”.

Segundo o ministro, “só assim a Líbia pode recuperar o caminho para a transição política e definitivamente alcançar a estabilidade e a paz”.

“Exatamente agora, em que todos os dias chegam milhares de refugiados desta região em conflito, um acordo de paz na Líbia constituiria um sinal de esperança”, afirmou.

Steinmeier expressou também a disposição da Alemanha e dos parceiros internacionais em “apoiar um futuro governo de união nacional na Líbia no estabelecimento das estruturas estatais urgentemente necessárias”.

Conseguir uma solução diplomática na Líbia após as bem-sucedidas negociações sobre o programa nuclear iraniano seria “um claro sinal de que a diplomacia é também nesta região um instrumento importante e apropriado, embora haja muitos atores que com frequência já não queiram crer muito nele”, acrescentou. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.