Alemanha registra mais dois ataques de incêndio contra centros de refugiados

  • Por Agencia EFE
  • 18/07/2015 13h24

Berlim, 18 jul (EFE).- Dois centros de amparo de refugiados no sudoeste e no sul da Alemanha foram atacados neste sábado por grupos anônimos, sem causar vítimas, mas com danos materiais consideráveis em um caso.

Na cidade de Remchigen (sudoeste da Alemanha) vários indivíduos atearam fogo de madrugada nas instalações vazias de uma antiga associação local que, a partir do ano que vem, deveria reabrir como centro de amparo temporário para solicitantes de asilo.

Quando os bombeiros conseguiram controlar o incêndio, as chamas já tinham comprometido dois dos três andares e o telhado do edifício. Inutilizável, o imóvel deve ser demolido. Segundo a Polícia, o fogo foi provocado e a investigação não descarta uma motivação xenófoba no incidente.

Nesta manhã, em Waldaschaff (sul do país), o incidente ocorreu em um centro de amparo onde estavam 18 pessoas, mas nenhuma ficou ferida e o edifício não sofreu danos.

A Polícia dispõe de depoimentos de várias testemunhas que viram um desconhecido no pátio do imóvel pouco antes que notarem as chamas e estuda um possível cenário racista no incidente.

Esses dois atos de violência sucedem os ataques registrados ao longo da semana em Böhlen (leste) e Reicherthofer (sul) e que foram repudiados pela Anistia Internacional, que exigiu uma contundente resposta da política alemã.

O ministro alemão do Interior, Thomas de Maizière, alertou em junho para o aumento de ataques contra albergues de refugiados ao apresentar a última estatística sobre atos violentos atribuídos à extrema-direita.

A Alemanha recebeu mais de 200 mil refugiados em 2014, um número recorde, e o Ministério do Interior estima que este número pode dobrar neste ano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.