Alerta de erupção evacua moradores e suspende aulas em El Salvador
San Salvador, 20 mai (EFE).- As autoridades de El Salvador evacuaram moradores e ordenaram a suspensão das aulas nos municípios próximos ao vulcão Chaparrastique diante da ameaça de uma nova erupção, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.
A direção da Defesa Civil e das Prefeituras dos municípios do departamento de San Miguel, onde o vulcão se encontra, habilitaram dois refúgios na cidade de mesmo nome para abrigar os moradores, cuja saída começou a ser articulada ontem.
Essa evacuação, que se soma à anunciada na última semana pela Defesa Civil e que já afeta 280 famílias, foi iniciada devido ao risco das chuvas provocarem avalanches de cinza e outros materiais depositados desde a erupção de 29 de dezembro de 2013.
No entanto, segundo fontes oficiais consultadas pela Agência Efe, ainda não há um número total de habitantes evacuados.
Em comunicado, a Defesa Civil apontou que o plano da evacuação preventiva iniciado na ontem será “de 72 horas” e inclui “aquelas comunidades com maior grau de risco em um raio de cinco quilômetros da cratera do vulcão”.
Além disso, as aulas de 12 centros escolares da zona também foram canceladas hoje e, segundo as previsões anunciadas, só serão retomadas em 72 horas, tempo que será suficiente para determinar se a ameaça de erupção do Chaparrastique persiste, acrescentou.
As medidas abrangem os municípios de San Miguel, São Jorge, Chinameca e San Rafael Oriente.
Depois da erupção do dia 29 de dezembro de 2013, que não causou vítimas e nem graves danos materiais na região, o Chaparrastique seguiu produzindo atividade sísmica e lançando gases e cinzas.
No último dia 12 de fevereiro, o vulcão lançou uma nova coluna de cinzas e gases de cerca de 500 metros de altura, o que as autoridades catalogaram como uma segunda erupção.
A atividade do vulcão se intensificou no último fim de semana e, por isso, que o Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais advertiu sobre o perigo de uma nova erupção. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.