Amre Moussa assegura que chefe do exército concorrerá nas eleições do Egito

  • Por Agencia EFE
  • 12/02/2014 11h23

Cairo, 12 fev (EFE).- O político liberal egícpio Amre Moussa, presidente do Comitê Constituinte, afirmou que o chefe do Exército, Adbelfatah al Sisi, tem intenção de concorrer às eleições presidenciais, informaram nesta quarta-feira a imprensa local.

Depois de se reunir na terça-feira com Sisi, Moussa, que já expressou anteriormente seu apoio ao ministro de Defesa, disse que o anúncio oficial da candidatura do marechal ocorrerá na “última semana de fevereiro ou na primeira de março”.

O ex-secretário-geral da Liga Árabe afirmou ter saído de seu encontro com o militar com a “clara convicção” de que este decidiu concorrer às presidenciais, nas quais partiria como claro favorito.

Até o momento, só o político esquerdista Hamdin Sabahi, terceiro nas eleições presidenciais de 2012, manifestou sua intenção de concorrer à chefia de Estado no pleito que ocorrerá no final de abril.

Moussa acrescentou que Sisi agradece o apoio que recebeu por amplos setores do povo egípcio, mas considera que o “exagero” em torno de sua figura “não é boa”.

Segundo o político liberal, a campanha eleitoral do chefe do Exército está em plenário processo de formação.

Questionado pela demora de Sisi em proclamar sua candidatura (que a maioria de egípcios dão por feito), Moussa justificou ao alegar que “há assuntos e medidas que o marechal está fechando, antes de abandonar seu cargo”.

Sisi deverá abandonar as Forças Armadas para se apresentar às eleições, já que a Constituição egípcia estipula que só um civil pode ocupar a chefia do Estado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.