Anistia Internacional condena julgamento de 55 pessoas em estádio da China

  • Por Agencia EFE
  • 29/05/2014 10h35

Pequim, 29 mai (EFE).- A organização de direitos humanos Anistia Internacional (AI) condenou nesta quinta-feira o “humilhante julgamento” realizado em um estádio esportivo da região chinesa de Xinjiang, assinalando que este tipo de espetáculo, no qual 55 pessoas foram condenadas, só exacerbará ainda mais a tensão no local.

“Recentes ataques violentos mostraram que seus responsáveis não respeitam a vida e devem ser julgados, mas a realização de julgamentos expressos não significará justiça para as vítimas, assim como drásticas sentenças em processos injustos só exacerbarão as tensões na região”, assinalou a AI.

Na última terça-feira, em um julgamento realizado diante de 7 mil pessoas em um estádio, 52 pessoas foram condenadas a diferentes penas de prisão, enquanto outras três foram condenadas à morte. O julgamento foi realizado na cidade de Yining, capital de Ili, uma comarca ao norte de Xinjiang que é habitada predominantemente por muçulmanos de etnia cazaque.

Segundo o comunicado da ONG, com sede em Londres, todos os sentenciados poderiam ter sido torturados durante sua detenção, e o julgamento, que lembrou os atos de “humilhação pública” da Revolução Cultural, estava mais interessado em causar um efeito dissuasório entre a população do que a penalizar os criminosos, segundo AI.

“Com este tipo de pantomimas, as autoridades chinesas parecem mais preocupadas pela opinião pública do que em aplicar a justiça”, assinalou o comunicado, no qual se assinala que “é muito pouco provável que os acusados tenham tido um julgamento justo”.

De acordo com a AI, o julgamento foi realizado nos primeiros dias de uma campanha de intensificação da luta antiterrorista que, segundo o governo chinês, se estenderá por um ano, uma resposta ao aumento dos ataques indiscriminados contra população civil em lugares públicos, como mercados ou estações ferroviárias em todo país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.