Ano de 2016 terá menos feriados prolongados do que 2015

  • Por Jovem Pan
  • 05/01/2016 14h16
  • BlueSky
RIO DE JANEIRO,RJ,27.12.2015:MOVIMENTAÇÃO PRAIAS - Movimentação na Praia de Ipanema no Rio de Janeiro, RJ, neste domingo (27). (Foto: jose lucena/Futura Press/Folhapress) jose lucena/Futura Press/Folhapress Movimentação na Praia de Ipanema no Rio de Janeiro

Dois mil e dezesseis será marcado por um volume menor de feriados prolongados e mais folgas no meio da semana. O governo federal divulgou no Diário Oficial da União treze datas de recesso, sendo oito feriados nacionais e cinco pontos facultativos para órgãos públicos.

Neste ano, haverá dois feriados que vão cair em pleno fim de semana: tanto o Primeiro de Maio quanto o Natal serão no domingo. O Sete de Setembro, 12 de Outubro e o Dia de Finados (2 de novembro) serão em uma quarta-feira.

Já os feriados de Tiradentes (21 de abril) e Proclamação da República (15 de novembro) cairão respectivamente numa quinta-feira e o outro na terça.

Como ponto facultativo, haverá o período do Carnaval entre a segunda-feira, dia 8 de fevereiro, e a Quarta-feira de Cinzas, dia 10; o Corpus Christi, em 26 de maio, e o Dia do Servidor Público, no dia 28 de outubro.

Outras datas

A lista publicada nesta segunda-feira não leva em conta os feriados municipais ou estaduais.

Na capital paulista, por exemplo, o 25 de janeiro, data em que é celebrado o aniversário da cidade cai numa segunda-feira.

Já o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será em pleno domingo; o feriado estadual do Nove de Julho, neste ano, acontece no sábado.

Economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo, explica que a data afeta principalmente as chamadas compras por impulso. (ouça detalhes no áudio acima)

Com informações de Anderson Costa

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.