AP substituirá jornalistas por computadores em cobertura empresarial
Washington, 2 jul (EFE).- A agência de notícias Associated Press (AP) anunciou nesta semana que vai automatizar a maioria das histórias que produz sobre os resultados trimestrais das empresas, que deixarão de ser escritas por repórteres para serem produzidas por máquinas.
O vice-presidente e diretor-gerente da AP, Lou Ferrara, informou através de um comunicado no site da companhia que a decisão deixará mais tempo livre para que os jornalistas cultivem suas fontes e cubram temas com maior profundidade, assim como multiplicará por mais de 10 o volume de informação sobre resultados corporativos.
“Como todas as companhias de comunicação, a AP está revisando constantemente que conteúdos deve oferecer para seus clientes e qual é a melhor forma de usar seus repórteres”, afirmou Ferrara.
O diretor da maior agência de notícias americana destacou que “durante muitos anos” os jornalistas da AP destinaram grande quantidade de tempo para produzir informações sobre os resultados das empresas, com um volume de cerca de 300 notas por trimestre.
Mas AP descobriu recentemente, segundo Ferrara, que a combinação entre a tecnologia da empresa Automated Insights com os dados da companhia Zacks Investment Research permite a criação de notas curtas, com entre 150 e 300 palavras, automaticamente e praticamente o mesmo tempo que os jornalistas gastariam para escrevê-las.
“Ao invés de produzir 300 histórias manualmente, podemos oferecer cerca de 4,4 mil automaticamente” a cada trimestre, disse o vice-presidente de AP, que acredita que a automatização vai fazer parte de muitas indústrias, inclusive dos meios de comunicação.
Ferrara destacou que essa medida vai oferecer mais tempo para que os jornalistas analisem o que significam os números, identifiquem tendências e encontrem histórias exclusivas que podem ser publicadas conjuntamente com os resultados.
Além disso, insistiu que a decisão não pretende eliminar postos de trabalho, mas liberar os profissionais para que façam “mais jornalismo e menos processamento de dados”.
A agência colocará o sistema em andamento ainda este mês.
Ferrara explicou que o processo de automatização consiste em: “A Zacks atualiza os dados sobre os lucros (empresariais) quando são publicados os relatórios. Em seguida, a Automated Insights utilizará algoritmos para gerar histórias em segundos com base nesses dados”.
A AP trabalhou com a Automated Insights para desenvolver a estrutura das notas sobre os resultados empresariais, que se ajustam ao manual de estilo da agência.
A empresa de comunicação incluirá uma mensagem que identificará que notas foram criadas através do sistema automatizado.
Os “robôs jornalistas” foram foco de muita atenção em março, depois que o jornal “Los Angeles Times” deu uma exclusiva sobre um terremoto na Califórnia recorrendo a um de seus “robôs”, que foi pré-programado para “trabalhar” quando ocorre um tremor.
O inventor do sistema é o jornalista e programador Ken Schwencke, criador do “Quakebot”, um algoritmo desenvolvido para extrair informações do Serviço Geológico dos EUA (USGS, sigla em inglês) quando ocorre um tremor e que depois as inclui em um modelo de notícia. EFE
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