Apesar de aproximação, EUA denunciam recorde de detenções arbitrárias em Cuba

  • Por Agencia EFE
  • 25/06/2015 15h05

Washington, 25 jun (EFE).- Os Estados Unidos denunciaram nesta quinta-feira que Cuba registrou no ano passado quase 9.000 detenções “arbitrárias e de curto prazo”, o número mais alto nos últimos cinco anos, e persistiu em seu “intimidação” à dissidência pacífica e restrição da liberdade de imprensa.

Em seu relatório anual sobre os direitos humanos no mundo, enviado hoje ao Congresso, o Departamento de Estado americano voltou a incluir Cuba em sua lista de países do mundo que registram as violações mais graves das liberdades fundamentais, apesar do momento de aproximação entre os dois governos.

A crescente “brutalidade” de grupos islamitas como Estado Islâmico (EI) e Boko Haram foi outra das tendências mais preocupantes para os direitos humanos no mundo em 2014, segundo o relatório anual americano.

Além disso, o Departamento de Estado dos EUA denuncia que o sistema político da Rússia é “cada vez mais autoritário” e condena a “repressão” de opositores na China e na Venezuela e a “grave restrição dos direitos humanos” no Irã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.