Após 8 dias de combates em Trípoli, saldo é de 19 mortos e 97 feridos

  • Por Agencia EFE
  • 21/03/2014 08h03

Beirute, 21 mar (EFE).- Pelo menos 19 pessoas morreram e 97 ficaram feridas nos enfrentamentos entre sunitas e alauitas que estão ocorrendo há oito dias na cidade de Trípoli, no norte do Líbano, informaram à Agência Efe fontes policiais.

Entre os feridos, 73 são civis e 24 militares. Após uma noite de intensos combates, vive-se uma calma precária hoje em Trípoli, perturbada pelos disparos de franco-atiradores, que fez com que se voltasse a fechar a estrada que une essa cidade à Síria.

A Agência Nacional de Notícias (ANN) informou que uma patrulha do exército foi atingida hoje pela explosão de uma bomba perto da Câmara de Comércio e Indústria de Trípoli, causando apenas danos materiais.

Os choques, em alguns momentos muito violentos, sobretudo durante a noite, eclodiram na quinta-feira da semana passada e obrigaram muitos moradores a deixarem seus lares para se refugiar em zonas mais seguras.

Os enfrentamentos envolvem os moradores dos bairros rivais de Bab el Tebaneh, de maioria sunita e simpatizante dos rebeldes sírios, e Jabal Mohsen, de predomínio alauita, seita a qual pertence o presidente sírio, Bashar al Assad.

Além disso, segundo a ANN, dois pastores, um libanês e outro sírio, morreram hoje por disparos do exército sírio nas proximidades da cidade de Majdal Anjar, localizada no vale oriental de Bekaa.

Segundo a imprensa local, os pastores tinham subido às colinas de Majdal Anjar para recuperar cinco cordeiros roubados pelos soldados sírios.

Desde o início do conflito sírio, em março de 2011, a segurança se deteriorou no Líbano com um aumento de enfrentamentos sectários, atentados terroristas e bombardeios em zonas fronteiriças. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.