Ataque das Farc com bomba deixa uma mulher morta e dois feridos

  • Por Agencia EFE
  • 21/01/2014 13h26

Bogotá, 21 jan (EFE).- Um ataque das Farc com uma bomba artesanal causou a morte de uma mulher e feriu outras duas pessoas civis em uma zona rural próxima ao município de Toribío, no conturbado estado do Cauca, no sudoeste colombiano.

O comando da Força de Tarefa Apolo, uma unidade especial do exército para essa região em conflito, informou em comunicado que integrantes da Sexta Frente das Farc lançaram na tarde de ontem uma bomba indiscriminadamente contra uma casa.

O exército afirmou que a explosão causou a morte de uma jovem de 24 anos identificada como Vicky Julieth Soto, e “ferimentos graves” em outras duas pessoas, Yudy Soto e Robin Patrício Dagua.

Os feridos foram transferidos até um centro médico em uma cidade vizinha.

A unidade militar apontou que este tipo de explosivo artesanal “não tem direção nem alcance e isso torna seu uso mais aleatório” porque expõe a população civil.

“As operações militares se intensificaram, a fim de encontrar os responsáveis deste ato terrorista”, concluiu a Força de Tarefa Apolo.

Esta ação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) é o segundo ataque mortal do grupo desde que o início do ano e depois da trégua unilateral natalina declarada pela guerrilha entre 15 de dezembro e 15 de janeiro.

No dia seguinte ao cessar-fogo, também a Sexta Frente colocou uma motocicleta carregada com explosivos próximo a prefeitura de Pradera, município do Valle del Cauca, deixando um morto e pelo menos 61 feridos.

E uma operação militar em outro núcleo de presença guerrilheira no leste do país, Arauca, deixou na madrugada do domingo pelo menos 14 guerrilheiros mortos.

O governo e as Farc negociam desde novembro de 2012 em Havana uma saída negociada ao conflito que já tem mais de 50 anos, enquanto o confronto continua em terreno colombiano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.