Atentado suicida após funeral deixa 4 mulheres mortas

  • Por Agencia EFE
  • 10/02/2014 08h23

Islamabad, 10 fev (EFE).- Quatro mulheres que recitavam o Corão em um domicílio após um funeral na cidade de Peshawar, no Paquistão, morreram por causa de uma explosão provocada por um suicida que invadiu o imóvel, informou a polícia nesta segunda-feira à Agência Efe.

O atentado ocorreu por volta do meio-dia (local) em Issa Khan Nagri e deixou ainda quatro mulheres e uma criança feridas, segundo a polícia.

As causas do ataque ainda são desconhecidas mas por enquanto foi descartada uma motivação sectária, já que nem as vítimas nem o morto que foi enterrado pouco antes pertenciam a nenhuma minoria religiosa. Ninguém reivindicou a autoria da ação.

As forças de segurança detiveram no lugar dois supostos cúmplices do suicida, de acordo com o canal local “Geo”.

Segundo outros meios de comunicação do país, a polícia estava efetuando uma operação antiterrorista na zona e um suspeito que conseguiu fugir provocou a explosão.

A forma de atuar do suicida corresponde ao procedimento habitual das facções fundamentalistas armadas, muito ativas na zona.

O principal grupo dos talibãs, o TTP, acaba de iniciar um processo de diálogo com o governo, e segundo declarações do porta-voz da organização, o clérigo Samiul Haq, é possível se chegar a um cessar-fogo.

Os contatos formais começaram na quinta-feira passada, apenas 36 horas depois de um ataque sectário em Peshawar reivindicado por um chefe local do TTP e que custou a vida de nove xiitas.

O começo do diálogo entre o TTP e o governo chega em meio a um significativo aumento da violência talibã em todo o país.

Segundo relatório do Instituto Paquistanês de Estudos de Paz, no ano passado houve no país mais de 1.700 atentados terroristas -61% deles perpetrado pelo TTP e seus aliados-, nos quais morreram cerca de 2.500 pessoas, 19% a mais que em 2012. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.