Atentado suicida cometido por menina de 10 anos deixa 14 mortos na Nigéria

  • Por EFE
  • 26/07/2015 12h51

Posição da cidade de Damaturu Reprodução/ Google Maps Posição da cidade de Damaturu

Pelo menos 14 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas neste domingo na Nigéria após o ataque suicida de uma menina de 10 anos em um mercado da cidade de Damaturu, capital do estado de Yobe.

A menina detonou seus explosivos na entrada do mercado, segundo relatou à Agência Efe uma testemunha do ataque, que conseguiu contar 14 corpos.

“A explosão foi tão forte que sacudiu os edifícios da região”, disse à Efe Asabe Abukabar, que mora perto do mercado e cujo edifício foi afetado pela detonação.

Os corpos e os feridos foram levados ao principal hospital da cidade, ao qual familiares das vítimas se dirigiram para reconhecer os corpos ou saber a gravidade de seus ferimentos.

Nos últimos meses, o grupo terrorista Boko Haram recorreu aos atentados em mercados, locais de culto e estações de ônibus para prosseguir sua campanha de terror no nordeste da Nigéria, onde procura implantar um califado islâmico.

O exército classifica estes locais de “alvos fáceis”, que o grupo ataca para continuar matando após perder terreno perante o avanço dos militares nigerianos e da força multinacional de países vizinhos.

Desde o último dia 29 de maio, quando o novo presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, tomou posse de seu cargo, a milícia fundamentalista matou mais de 500 pessoas.

O estado de Yobe é, junto aos vizinhos Borno e Adamawa, um dos centros de atividade do Boko Haram na Nigéria, que estendeu seus atentados ao Chade e ao Camarões.

Em outro atentado, ocorrido em Camarões, 19 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas após a ação de outra suicida, dessa vez uma menina, em uma área de bares da cidade de Maroua, segundo informaram meios de comunicação desse país.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.