Atentado suicida da Al Qaeda deixa mortos e feridos em base Houthi do Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 28/09/2014 13h58

Sana, 28 set (EFE).- Um motorista suicida, suposto membro da organização Al-Qaeda, foi responsável pela explosão de um carro-bomba em uma base do grupo xiita dos houthis, Ansar Alá (Seguidores de Deus), deixando mortos e feridos, na província de Marib, a 170 quilômetros ao nordeste de Sana.

Uma fonte de segurança, que não precisou o número de vítimas, informou à Agência Efe que a explosão aconteceu em um hospital da zona de Al Yafra que os houthis utilizam como base, na estrada que une a capital, Sana, com a cidade de Marib.

A fonte acrescentou que os houthis transferiram às vítimas à província próxima de Al Yuf.

O grupo Ansar Al Sharia (Seguidores da lei islâmica), uma das filiais da Al Qaeda na Península Arábica, reivindicou o atentado em comunicado emitido em uma de suas contas da rede social Twitter.

A nota diz que houve dezenas de mortos e feridos entre os houthis e também danos materiais, como a destruição de quatro caminhonetes, três veículos militares 4×4 e dois blindados tipo Hummer, que foram confiscados pelos houthis em Sana.

Além disso, a organização terrorista, de confissão sunita, informou que o ataque foi perpetrado nessa zona porque representa a vanguarda das forças dos houthis na região.

A Al Qaeda mantém uma grande presença em Shabua e no resto do sul iemenita, sobretudo nas províncias próximas de Abian e Hadramut.

As autoridades americanas sustentam que a organização Al Qaeda na Península Arábica, com base no Iêmen, é um dos braços mais perigosos e ativos da rede terrorista.

O governo iemenita assinou no domingo um acordo de “paz e associação” com os houthis, uma milícia xiita que controla desde 2010 a província de Saada e trata há meses de ampliar as zonas sob seu domínio, após várias semanas de manifestações e enfrentamentos armados na capital. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.