Atentados contra duas igrejas no Paquistão deixam 15 mortos e 75 feridos

  • Por Agencia EFE
  • 15/03/2015 09h54

(Eleva número de mortos e feridos e acrescenta detalhes).

Islamabad, 15 mar (EFE).- Pelo menos 15 pessoas morreram e 75 ficaram feridas neste domingo em dois atentados cometidos de forma simultânea contra duas igrejas em uma área cristã da cidade de Lahore, no nordeste do Paquistão, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

Explosões atingiram nesta manhã igrejas de Youhanabad, a maior cidade cristã do país, ferindo cerca de 75 pessoas, disse Saeed Sohbin, superintendente médico do Hospital Geral de Lahore, para onde a maioria delas foi levada.

As primeiras investigações indicam que as explosões ocorreram quando dois terroristas suicidas detonaram as bombas que carregavam, de acordo com a imprensa local.

Uma moradora da área, Martha Laal, disse à Agência Efe que antes das explosões vários indivíduos armados abriram fogo e tentaram sem sucesso entrar no interior da igreja.

“Não havia segurança na igreja, nossa própria gente que os pararam na entrada. Do terraço da minha casa vi pedaços de carne, pernas e braços voar pelos ares. Meu irmão Sadiq Masih estava dentro da igreja, mas está a salvo”, relatou Laal.

Pouco depois das explosões, uma horda queimou vivos dois jovens suspeitos de terem participado do atentado, contou à Efe o policial Abdul Razzaq.

Além disso, um grupo de moradores sequestrou três policiais que tinham se ausentado de seu posto para ver uma partida de críquete entre Paquistão e Irlanda.

O grupo insurgente Jamaat-ul-Ahrar (JuA) assumiu a autoria da ação e advertiu que continuará realizando atentados desse tipo “até que se implemente o regime islâmico”, disse em um comunicado o porta-voz da organização, Ehsanullah Ehsan.

“Que os governantes ímpios nos parem se puderem”, afirmou na nota o JuA, que esta semana anunciou sua união com o principal grupo talibã do país, o Tehreek-e-Taliban Paquistan (TTP), do qual tinha se dividido no ano passado por disputas internas.

O Paquistão é um país islâmico predominantemente sunita e não são raros os ataques contra minorias religiosas, como o ocorrido no final de janeiro contra a comunidade xiita no sul do país que causou 58 mortos e meia centena de feridos.

O governo paquistanês lançou um pacote de medidas antiterroristas por causa do ataque a uma escola em 16 de dezembro, no qual morreram 132 menores e vários funcionários do colégio, situado em Peshawar, nas áreas tribais do noroeste do país.

Como parte dessas medidas, as tropas paquistanesas intensificaram sua operação “Zarb-e-Azb” (Afiado e cortante), lançada em junho de 2014 na área tribal do Waziristão do Norte, e a ofensiva que têm em andamento em Khyber desde outubro.

O executivo também suspendeu na terça-feira a moratória que vigorava desde 2008 sobre a pena de morte em todos os tipos de casos, ordenou em janeiro a criação de tribunais militares para esses casos e deteve milhares de pessoas por diferentes delitos em todo o país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.