Atletas chineses ostentam recorde de casal mais alto do mundo

  • Por Agencia EFE
  • 11/09/2015 11h21

Pequim, 11 set (EFE).- O casal formado pelo jogador de basquete, Sun Mingming, e a jogadora de handebol, Xu Yann, é considerado a partir de agora o mais alto do mundo, já que os dois somam 4,23 metros (2,36 dele e 1,87 dela), informou o Livro Guinness dos Recordes.

O casal, que vive em Pequim e viajou para Londres para receber o prêmio, já está acostumado aos recordes, uma vez que Sun, que já jogou em diversas ligas americanas, é também o jogador de basquete em atividade mais alto do planeta.

Os dois se conheceram nos Jogos Nacionais da China, em 2009, e se casaram em Pequim quatro anos depois, em 4 de agosto de 2013.

“Na China as tradições são diferentes, e se você é alto, seus pais o obrigam a buscar uma esposa alta”, declarou Sun ao receber o prêmio.

Em um das equipes americanas que defendeu, o Maryland Nighthawks, Sun registrou outro recorde Guinness, já que fez parte da equipe de basquete mais alta do mundo – nela também estava o mítico jogador romeno Gheorghe Muresan, de 2,31 metros.

Sun e alguns de seus compatriotas desmentem a lenda que os chineses são “baixinhos” com vários recordes de altura, como já provou seu companheiro de profissão, Yao Ming, que foi durante anos o jogador mais alto da NBA, com 2,29 metros.

Curiosamente, Yao também forma um “casal de altura”, já que o antigo pivô dos Houston Rockets está casado com a também jogadora de basquete, Ye Li, de 1,90 metros, e ambos somam 4,19 metros, apenas quatro centímetros a menos que os novos donos do recorde.

A China também teve durante muito tempo o recorde Guinness de homem mais alto do mundo, graças ao pastor de etnia mongol Bao Xishun (também de 2,36 metros), mas em 2009 perdeu essa honra, que desde então recai sobre o turco Sultan Kosen, de 2,51 metros. EFE