Aumenta otimismo sobre possível acordo entre UE e Mercosul, diz Uruguai

  • Por Agencia EFE
  • 28/04/2014 16h58

Assunção, 28 abr (EFE).- O andamento da discussão do acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul avançou como não acontecia “há muitos anos”, disse nesta segunda-feira à Agência Efe o vice-ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Luis Porto.

“É um tema trabalhoso, difícil, e estivemos avançando com a UE e entre nós, Mercosul, como não se tinha avançado em muitos anos”, declarou Porto depois de se reunir em Assunção com seu colega paraguaio, Federico González, para tratar de outros temas comerciais.

As discussões para um acordo comercial entre o Mercosul e a UE começaram formalmente em novembro de 1999, mas desde então se arrastam sem sucesso com reiteradas interrupções.

“Hoje somos moderadamente otimistas, bem mais do que há dois meses”, disse o vice-ministro uruguaio.

O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou na semana passada que o Mercosul esta “muito perto” de fechar uma proposta comum para um Tratado de Livre-Comércio com a União Europeia.

As conversas foram retomadas no ano passado e se chegou a prever uma troca de ofertas para dezembro, mas esse prazo acabou não sendo cumprido.

Em reunião realizada em Bruxelas em 21 de março para avaliar o processo, a UE e o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, que não participa das negociações) chegaram a um acordo de continuar com as negociações, mas não estabeleceram uma data para a troca de ofertas.

Porto lembrou que amanhã acontece uma reunião em Montevidéu, onde se espera que os encarregados técnicos das chancelarias avancem na oferta da UE.

“O otimismo tomou a todos por causa dos avanços, mas não terminamos o trabalho, falta os grupos técnicos terminarem e amanhã é uma reunião para isso”, acrescentou.

Porto declarou também que ainda não há uma data definida para uma próxima cúpula do Mercosul, que já foi adiada três vezes, por dificuldades de agenda dos líderes e de seus assessores.

“Estamos em conversas para tentar fazê-la daqui a dois meses, um mês”, admitiu.

O funcionário uruguaio destacou que sua visita ao Paraguai é para continuar o fortalecimento que Mujica e o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, deram às relações bilaterais.

“Temos uma agenda muito robusta e o trabalho de hoje foi muito produtivo”, comentou.

Porto explicou que foram tratados temas “desafiadores que servem para integrar os dois países” no comércio e no turismo.

“Conversamos principalmente sobre integração logística portuária e marítima, pois somos o continente que mais alimentos produz para a Ásia, que vai continuar em desenvolvimento”, disse.

O vice-chanceler uruguaio destacou que seu país é uma porta de saída para a Ásia das mercadorias produzidas no Paraguai.

“Quanto mais nos aprofundarmos na integração melhor será para ambos”, valorizou o enviado uruguaio, que lembrou também que, embora ainda não haja data, os países preparam uma visita oficial de Mujica ao Paraguai. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.