Autoridade máxima da OMS vem ao Brasil para tratar de zika na semana que vem
A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Dra. Margaret Chan, virá ao Brasil na próxima terça-feira (23). A informação foi confirmada à Jovem Pan por fontes da ONU. Ela deve discutir com o Governo como coordenar os esforços brasileiros no combate ao zika com o plano global contra o vírus.
O programa lançado pela OMS nesta semana pretende orientar manobras internacionais, aprimorando o controle dos vetores e acelerando pesquisas sobre vacinas, tratamentos e diagnósticos.
A partir de segunda (22), uma comissão formada por autoridades e especialistas de 24 países das Américas, Ásia e Europa discute, em Brasília, formas de reduzir a população do mosquito Aedes Aegypti.
Entre as nações representadas estarão China, Estados Unidos, Suécia e Tailândia, além da Colombia, que também vive um surto de zika.
A semana será marcada por diversas reuniões para troca de experiências e avaliação de eficácia de novas técnicas que estão sendo desenvolvidas. Dentre elas a nuclear para a esterelização do mosquito.
O roteiro oficial da visita só deve sair nos próximos dias. Mas, segundo apurou a reportagem, Dra. Chan ficará no país até quarta (24). É bom lembrar, a médica esteve à frente da iniciativa que terminou por declarar a epidemia de zika uma “emergência global de saúde pública”.
Margaret Chan foi eleita diretora-geral da OMS após ter sido diretora de saúde em Hong Kong. Ela é a maior autoridade da saúde pública mundial.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.