Autoridades reduzem para 40 o número mortos no acidente aéreo em Teerã

  • Por Agencia EFE
  • 10/08/2014 10h22
EFE/EPA/Ruhollah Vahdati Acidente aéreo deixa 40 mortos no Irã; oito passageiros sobrevivem

Teerã, 10 ago (EFE).- As autoridades iranianas reduziram para 40, ao invés de 48, o número de mortos no acidente de avião ocorrido neste domingo em Teerã, após comprovar que vários passageiros sobreviveram, informaram à Agência Efe fontes oficiais aeroportuárias.

Segundo confirmou um porta-voz aeroportuário, dos 40 passageiros e oito membros da tripulação que viajavam no avião, 38 morreram no ato e outros dez sofreram ferimentos de diversas considerações e foram levados a hospitais, onde dois deles morreram pouco mais tarde.

Dos oito sobreviventes -a metade homens e a outra metade mulheres-, cinco são membros da mesma família, incluindo uma criança, segundo a agência local “Isna”, e dois se encontram em estado de extrema gravidade.

Os mortos são todos iranianos, confirmaram à Agência Efe fontes diplomáticas em Teerã.

Diversos meios de comunicação indicam que também ficaram feridas sete pessoas que passavam pelo local onde caiu a aeronave.

O aparelho, um Antonov-140 de fabricação iraniana (conhecidos também como IRÃ-140), caiu às 09h18 local (2h48, local), minutos após decolar, ao sul do aeroporto de Meharabad, perto do estádio esportivo Azadi, no sudeste de Teerã.

“O avião caiu no boulevar número seis do complexo habitado Azadi. Não temos informações exatas sobre as causas do acidente”, declarou o porta-voz do Crescente Vermelho, Hossein Derajshan à agência nacional de notícias iraniana “Irna”.

A aeronave pertencia a uma companhia aérea local iraniana e voava desde Teerã à cidade de Tabas, em uma zona desértica no leste do país, quando pouco depois da decolagem um de seus motores parou, segundo as primeiras informações.

O Irã conta com uma frota aérea obsoleta e há vários anos enfrenta grandes dificuldades para encontrar peças de reposição devido às sanções internacionais, o que costuma ocasionar graves atrasos nos voos internos.

O último acidente grave aconteceu em janeiro de 2011, quando um avião comercial caiu enquanto tentava fazer uma aterrissagem de emergência durante uma tempestade de neve no norte do Irã, o que provocou a morte de 77 pessoas, informou a cadeia de notícias “Press TV”.

Em julho de 2009, outras 168 pessoas morreram com a queda outro aparelho no noroeste do país após decolar da capital. EFE

aca-ar/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.