Ban pede a Putin que evite uma escalada do conflito na Ucrânia e negocie

  • Por Agencia EFE
  • 14/03/2014 14h44

Nações Unidas, 14 mar (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, falou nesta sexta-feira com o presidente russo, Vladimir Putin, e pediu que evite uma piora da situação na Ucrânia e que negocie uma solução política duradoura para a crise.

Ban, em declarações aos jornalistas, expressou sua preocupação pelas consequências que pode ter o referendo previsto para este domingo na Crimeia sobre uma possível adesão à Rússia.

“É certo que a situação piora e as emoções aumentam com o referendo”, assinalou o diplomata coreano, que disse que não deveriam ser realizadas “ações apressadas” deste tipo, ainda mais por ter “um impacto sobre a soberania, unidade e integridade territorial da Ucrânia”.

Ban assegurou que o país se encontra em “uma encruzilhada” e advertiu dos riscos que existem se as posturas continuarem se distanciando.

“Peço que toda provocação seja evitada. A atenção deve se concentrar em entabular um diálogo político”, disse o secretário-geral da ONU, que defendeu que é possível resolver o conflito de forma pacífica.

Na conversa telefônica com Ban, o presidente russo defendeu hoje a legitimidade do referendo de anexação à Rússia que foi convocado na Crimeia para domingo, segundo informou o serviço de imprensa do Kremlin em comunicado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.