Bancos reabrem na Grécia, mas controles de capital ainda são mantidos

  • Por Agencia EFE
  • 20/07/2015 06h07
Bandeira da Grécia ao lado de uma estátua fora do Parlamento Europeu. 06/07/2015 REUTERS/Francois Lenoir Reuters Grécia

Os bancos da Grécia abriram nesta segunda-feira (20) após três semanas de fechamento, para permitir realizar operações nos guichês, embora os controles de capital ainda tenham sido mantidos.

Os cidadãos podem comparecer às filiais a realizar as operações que até agora só podiam ser feitas por caixa eletrônico e para evitar filas muitas entidades estabeleceram um sistema de reunião prévia.

São permitidas transações como pagamento de cotas e créditos de todo tipo, por exemplo dívidas ao Estado, a empresas públicas, aos fundos de previdência estatais e a seguros privados.

O acesso a dinheiro através dos caixas automáticos vai continuar sendo de 60 euros diários, mas com a novidade que se permitirá a retirada acumulativa de 420 euros no final da semana.

Os gregos terão acesso a seus depósitos a prazo e aos caixas-fortes e poderão descontar cheques, incluindo os que venceram durante o período de encerramento das entidades.

As operações para o estrangeiro, por outro lado, continuam sendo muito limitadas, mas são permitidas ações para as empresas de exportação e importação.

Os pais que tenham filhos estudando no exterior poderão mandar-lhes até 5.000 euros por trimestre e a aqueles que devem pagar custos de hospitalização em outro país também dispõem de até 2.000 euros.

A abertura dos bancos foi possível após a decisão do Banco Central Europeu (BCE) que na quinta-feira passada elevou em 900 milhões de euros a liquidez de urgência à qual as entidades podem ter acesso através do Banco da Grécia.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.