Berlim quer transformar trecho de rio que cruza a cidade em piscina pública

  • Por Agencia EFE
  • 22/11/2014 08h49

Berlim, 22 nov (EFE).- O projeto para transformar parte do rio Spree em sua passagem pelo centro histórico de Berlim em uma imensa piscina de 750 metros de comprimento recebeu nesta semana um respaldo oficial com a concessão de uma ajuda de 2,6 milhões de euros por parte do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha.

A ideia original corresponde à organização “Flussbad Berlim” (Piscina fluvial Berlim), que nasceu há dois anos como associação sem fins lucrativos com o objetivo de reativar a área do rio que engloba a emblemática ilha dos museus da capital alemã.

O desejo dos fundadores da associação, como explicam em seu site, é “interpretar a função do rio” e transformá-lo em uma das piscinas maiores do mundo.

A zona de banho, segundo o projeto, medirá 750 metros de comprimento e se estenderá ao longo de um dos dois canais nos quais o Spree se divide para abraçar a ilha dos museus.

Além disso, o projeto visa recuperar o “estado natural” do rio em outra parte, criando no centro de Berlim uma espécie de viveiro com habitats naturais para animais em risco de extinção e plantas.

“Banhar-se no Spree, o sonho de muitos berlinenses, será realidade”, anunciou na quarta-feira o deputado da União Democrata-Cristã (CDU) Kai Wegner, membro do júri encarregado de escolher os projetos sustentáveis do ponto de vista social e meio ambiental merecedores de subvenções federais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.