Biden visitará Colômbia com agenda dedicada à paz com guerrilhas

  • Por Agencia EFE
  • 17/06/2014 21h13

Bogotá, 17 jun (EFE).- Com uma agenda dedicada, principalmente, a conhecer os avanços das negociações de paz do governo com as Farc e os diálogos exploratórios com a segunda guerrilha do país, o ELN, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitará a Colômbia amanhã.

“O que o vice-presidente Biden quer conhecer em primeira mão esses avanços no processo de paz. Ele também analisará o papel que os Estados Unidos teriam em uma etapa de pós-conflito”, explicou a chanceler colombiana, María Ángela Holguín, em declarações a jornalistas.

Biden deve chegar a Bogotá na noite desta terça-feira, onde amanhã se reunirá com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

A visita do americano, que viajou à Colômbia pela primeira vez há pouco mais de um ano, e que faz parte de uma viagem que já passou pelo Brasil e que continuará na República Dominicana e Guatemala, acontece apenas três dias depois da reeleição de Santos.

No encontro de Biden e Santos em maio de 2013, o vice-presidente americano ofereceu seu apoio nas negociações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) da mesma maneira que ajudaram “no campo de batalha”, disse então.

“Nisso eles foram muito reiterativos, em que querem ajudar e colaborar”, reconheceu a chanceler colombiana ao assinalar que os dois governantes estarão acompanhados na reunião pelo chefe negociador do governo nas conversas de paz com as Farc em Havana, Humberto de la Calle.

Além disso, o governo da Colômbia anunciou na semana passada que desde janeiro está explorando também um diálogo de paz com o Exército de Libertação Nacional (ELN).

Após a reunião com Santos na Casa de Nariño, sede da presidência da Colômbia, Biden visitará o Centro Nacional de Memória Histórica, criado por conta da Lei de Vítimas e Restituição de Terras de 2011, com o objetivo de proporcionar um clima de reconciliação.

O vice-presidente americano visitará ainda os funcionários da embaixada de seu país em Bogotá e os respectivos parentes, para viajar, em seguida, rumo a Santo Domingo, onde passará a noite para iniciar na quinta-feira sua agenda na República Dominicana.

Em sua primeira entrevista coletiva após a reeleição por quase oito milhões de colombianos, Santos disse que a paz negociada será a “chave de ouro” do Plano Colômbia, o programa de cooperação com os Estados Unidos implementado em 2002 para acabar com o narcotráfico e as guerrilhas pela via militar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.