“Binômio de mais investimentos e uma condição de educação melhor”
Fábio Barbosa, 59 anos, é presidente do grupo Abril de comunicação. Com passagem também pela presidência do Grupo Santander, do Banco Real e da Federação Brasileira dos Bancos, Barbosa se formou em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (onde viria a lecionar) e MBA na Suiça. Outras grandes companhias por que passou foram Nestlé, Citibank, ABN, além de ter sido membro do conselho de administração da Petrobras, do Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência (CDES) e do Instituto Endeavor.
O que fazer por um Brasil Melhor?
Barbosa pede para focarmos em dois pontos principais por um País melhor. Primeiro, a retomada de investimentos. “É claro que o Brasil não tem condições de crescer se não tiver um ritmo de investimentos mais acelerado”. Para isso, o presidente da Abril sugere estimular o capital privado, dando condições, regras claras e retornos adequados. Ele considera esta uma medida “relativamente fácil”.
O segundo ponto é o item mais citado entre os entrevistados pelo projeto Brasil Melhor: a educação. “Precisamos trabalhar mais (na questão da educação) porque o Brasil vai precisar de produtividade, vai precisar de pessoas mais preparadas para trabalhar com tecnologia, e eu acho que esse ponto nós estamos deixando para trás há muito tempo”, diz Barbosa.
Portanto, a solução é o “binômio de mais investimentos e uma condição de educação melhor, com mais acesso a todos os brasileiros”. Ouça no áudio acima.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.