Blogueiro que criticava radicalismo islâmico é assassinado em Bangladesh

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h29

Daca, 12 mai (EFE).- Um blogueiro laico e crítico ao radicalismo islâmico foi assassinado nesta terça-feira a facadas no norte de Bangladesh, no terceiro incidente deste tipo no país em dois meses e meio, informou à Agência Efe uma fonte policial.

Ananta Bijoya Das foi atacado por quatro pessoas por volta das 8h45 local (23h45, em Brasília), na zona de Subi Bazar da cidade de Sylhet e morreu praticamente no ato, explicou o delegado da polícia local Kamrul Ahsan.

“A área estava pouco movimentada no momento do ataque. A vítima recebeu facadas na cabeça, pescoço e outras partes do corpo”, afirmou Ahsan, que acrescentou que as forças da ordem lançaram uma operação para prender os agressores.

Segundo a fonte, o crime foi presenciado por “uma ou duas pessoas” e os atacantes fugiram em seguida.

Das era um representante local do Gonojagoron Moncho, um movimento secular de protesto que em 2013 pediu a execução de líderes islamitas acusados de cometer crimes durante a guerra de 1971 que derivou na independência de Bangladesh.

A vítima costumava escrever no site “Mukto Mona”, um espaço frequentado por integrantes do coletivo denominado em Bangladesh como “livre pensador” e impulsionado por Avijit Roy, escritor americano original de Bangladesh que também foi assassinado por radicais em fevereiro.

Dás se transforma assim no terceiro blogueiro assassinado em um intervalo de apenas dois meses e meio em Bangladesh, depois do próprio Roy e do menos conhecido Washiqur Rehman Babu, que morreu no final de março.

Os dois anteriores foram atacados em Daca.

Em Bangladesh, cerca de 90% dos 160 milhões de habitantes são muçulmanos, embora seus fiéis sejam vistos majoritariamente como moderados e a nação não registro níveis de violência islamita comparáveis aos de outros países da região. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.