Boko Haram realiza novo ataque na fronteira do Níger
Bombas de fabricação caseira do grupo Boko Haram apreendidas pela polícia da Nigéria
Bombas de fabricação caseira do grupo Boko Haram apreendidas pela polícia da Nigéria na última sextaO grupo Boko Haram atacou uma cidade fronteiriça do Níger na noite deste sábado, relataram moradores locais neste domingo. Trata-se da segunda vez que o país do oeste da África registra uma ação do grupo extremista desde sexta-feira.
O ataque à cidade de Diffa começou na noite de sábado e um combate entre os extremistas e o exército do Níger durou até as 5 horas deste domingo, na entrada ao sul da cidade, até que o grupo decidisse recuar.
Autoridades não puderam ser imediatamente contatadas para confirmar os relatos de moradores ou dar números de eventuais vítimas.
A luta contra o Boko Haram tem assumido uma dimensão cada vez mais regional. Entre quarta-feira e quinta-feira, cerca de 100 pessoas foram mortas e outras de 500 ficaram feridas em um ataque à cidade de Fotokol, nos Camarões, quando os combatentes do Boko Haram destruíram mesquitas e igrejas e de usaram civis como escudos humanos, informaram as autoridades locais.
Na sexta-feira, o grupo extremista chegou a Níger, atacando as cidades fronteiriças de Diffa e Bosso. As tropas de Chade e Níger responderam à agressão em Bosso, enquanto exército do Níger expulsou os combatentes de Diffa, causando “pesadas perdas”, disse o ministro da Defesa do Níger, Mahamadou Karijo. De acordo com ele, 109 combatentes do Boko Haram foram mortos durante a resposta ao
Ataques. Quatro soldados do Níger também morreram e 17 ficaram feridos, relatou o ministro.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.