Boko Haram realiza novo ataque na fronteira do Níger

  • Por Agência Estado
  • 08/02/2015 11h58
  • BlueSky

Bombas de fabricação caseira do grupo Boko Haram apreendidas pela polícia da Nigéria EFE/EPA/STR Bombas de fabricação caseira do grupo Boko Haram apreendidas pela polícia da Nigéria na última sexta

O grupo Boko Haram atacou uma cidade fronteiriça do Níger na noite deste sábado, relataram moradores locais neste domingo. Trata-se da segunda vez que o país do oeste da África registra uma ação do grupo extremista desde sexta-feira.

O ataque à cidade de Diffa começou na noite de sábado e um combate entre os extremistas e o exército do Níger durou até as 5 horas deste domingo, na entrada ao sul da cidade, até que o grupo decidisse recuar.

Autoridades não puderam ser imediatamente contatadas para confirmar os relatos de moradores ou dar números de eventuais vítimas.

A luta contra o Boko Haram tem assumido uma dimensão cada vez mais regional. Entre quarta-feira e quinta-feira, cerca de 100 pessoas foram mortas e outras de 500 ficaram feridas em um ataque à cidade de Fotokol, nos Camarões, quando os combatentes do Boko Haram destruíram mesquitas e igrejas e de usaram civis como escudos humanos, informaram as autoridades locais.

Na sexta-feira, o grupo extremista chegou a Níger, atacando as cidades fronteiriças de Diffa e Bosso. As tropas de Chade e Níger responderam à agressão em Bosso, enquanto exército do Níger expulsou os combatentes de Diffa, causando “pesadas perdas”, disse o ministro da Defesa do Níger, Mahamadou Karijo. De acordo com ele, 109 combatentes do Boko Haram foram mortos durante a resposta ao

Ataques. Quatro soldados do Níger também morreram e 17 ficaram feridos, relatou o ministro.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.