Boko Haram toma controle de cidade onde sequestrou mais de 200 meninas
Abuja, 14 Nov – O grupo islamita nigeriano Boko Haram tomou o controle da cidade nordeste de Chibok, onde em abril sequestrou mais de 200 meninas de uma escola, informou nesta sexta-feira um representante da comunidade.
O líder local Sambido Hosea Bana afirmou a jornalistas na capital administrativa da Nigéria, Abuja, que os terroristas atacaram a cidade na quinta-feira à tarde.
“Depois, entraram na cidade, e a maioria dos moradores fugiu para salvar suas vidas”, disse Hosea Bana, que suspeita que os milicianos atacaram Chibok após fugirem de Mubi, município vizinho de onde foram expulsos nesta semana por caçadores e outros moradores armados.
Chibok fica a 80 quilômetros de Mubi, no estado de Borno, no nordeste do país, que é, junto com os de Yobe e Adamawa, da mesma região de ação do Boko Haram.
A milícia, que pretende instaurar um califado islâmico e já tomou várias cidades do país, perdeu nesta semana o controle de Maiha, no estado de Adamawa, que foi recuperada por caçadores locais.
Segundo especialistas em segurança, o Boko Haram controla 221 mil quilômetros quadrados do nordeste da Nigéria.
O grupo – cujo nome em línguas locais significa “a educação não islâmica é pecado” – começou a conquistar territórios no início do ano. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.