Bolsonaro embarca para os EUA neste domingo e vai falar de marco temporal na ONU
O presidente Jair Bolsonaro embarca neste domingo, 19, para os Estados Unidos, onde fará o tradicional discurso na sessão de debates da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A comitiva de Bolsonaro é composta pelos ministros das Relações Exteriores, Carlos França; Saúde, Marcelo Queiroga; Economia, Paulo Guedes; Justiça, Anderson Torres; Meio Ambiente, Joaquim Leite, da Secretaria Geral, Eduardo Ramos, e do gabinete institucional, Augusto Heleno. O presidente explica que o objetivo é mostrar o que o Brasil está fazendo. Como ainda não recebeu a vacina contra a Covid-19, ele precisará fazer um teste PCR antes de chegar aos EUA. A vacina não será obrigatória para os chefes de estado, mas é obrigatória para aqueles que circularem por Nova York.
Em evento no interior de Minas Gerais nesta sexta-feira, 17, ele falou sobre o compromisso internacional: “Na próxima terça-feira estarei na ONU participando com o discurso inicial daquele evento. Podem ter certeza, lá teremos verdade, lá teremos realidade do que é o nosso Brasil e do que nós representamos verdadeiramente para o mundo”, declarou. Como a discussão ambiental sempre é forte nos eventos da ONU, o presidente pretende aproveitar a visibilidade internacional para defender a manutenção do marco temporal. Ele tem afirmado que não há espaço no país para novas demarcações de áreas indígenas e defende a regra da demarcação como é hoje, determinando que os povos só têm direito às terras que eram ocupadas no ano de 1988. No discurso do presidente, ele afirma que a demarcação é uma preocupação para o produtor rural e pode influenciar no fornecimento interno e exportações do agronegócio. Ele tem citado, inclusive, que mudanças no marco temporal poderiam pressionar a inflação dos alimentos.
*Com informações da repórter Luciana Verdolin
[jp-related-posts ids=”1159384,1159072,1159364″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
Trump? Kennedy? Entenda a polêmica envolvendo centro cultural em Washington
O presidente americano informou que irá fechar o local até que seu nome seja colocado na fachada
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 2 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas