Bombardeios do regime sírio em 2014 deixaram pelo menos 6.553 civis mortos

  • Por Agencia EFE
  • 05/01/2015 14h47

Beirute, 5 jan (EFE).- Pelo menos 6.553 civis morreram em 2014, mais da metade em Aleppo, em ataques da aviação do regime de Bashar al-Assad na Síria, conforme uma apuração publicada nesta segunda-feira pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Desse total, pelo menos 1.814 eram menores e 965 mulheres. Além disso, os bombardeios de aviões e helicópteros militares, que lançavam barris de explosivos, deixaram mais de 40 mil feridos no ano passado, alguns com lesões permanentes.

Segundo a organização, os meses mais sangrentos foram fevereiro e setembro, com 811 e 712 vítimas, respectivamente.

Em 22 de fevereiro do ano passado, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou uma resolução na qual pedia a todas as partes “cessar imediatamente os ataques contra civis”, os bombardeios indiscriminados de áreas povoadas e “o uso de barris de explosivos”.

O Observatório reiterou seu pedido à ONU para que pressione o Conselho de Segurança a fim de que apresente os crimes de guerra e contra a humanidade cometidos neste país ao Tribunal Penal Internacional para que seus autores sejam julgados.

O território sírio é palco de um conflito desde março de 2011 que já causou a morte de mais de 200 mil pessoas, segundo a ONU. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.