Boris Johnson mentiu aos britânicos, afirma ministro francês

  • Por Estadão Conteúdo
  • 14/07/2016 13h04
EFE Boris Johnson

O ministro de Relações Exteriores da França, Jean-Marc Ayrault, afirmou, nesta quinta-feira (14, que o novo secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, mentiu ao povo britânico durante a campanha para o plebiscito do Brexit e que, agora, “está com as costas na parede”.

As fortes críticas chamaram a atenção em um político conhecido por seu estilo diplomático e demonstram a surpresa de Paris com o apontamento de Johnson, um dos líderes da campanha pela saída do país da UE. Após a votação, muitos esperavam que ele se candidatasse ao cargo de primeiro-ministro, o que acabou por não acontecer.

“Ele mentiu muito ao povo britânico e, agora, é ele que está com as costas contra a parede”, disse Ayrault em uma entrevista à rádio francesa, “No momento, é ele quem está pressionado para defender seu país e também para que a relação com a Europa seja clara”.

O chanceler francês pontuou que a indicação do ex-prefeito de Londres mostra o tamanho da crise política na Grã-Bretanha após o referendo e indicou que a França tem pouca paciência com a política britânica. O novo governo de Londres deve iniciar o processo de retirada de Bruxelas o mais rápido possível, o que é do seu interesse e também para evitar uma “crise de confiança na Europa”, finalizou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.