Brasil e Reino Unido dizem que Mercosul e UE finalizam ofertas de negociação

  • Por Agencia EFE
  • 18/02/2014 16h02

Brasília, 18 fev (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e o chanceler do Reino Unido, William Hague, afirmaram nesta terça-feira que o Mercosul e a União Europeia (UE) finalizam as ofertas que apresentarão para tentar um acordo comercial entre ambos blocos.

As negociações entre os blocos se arrastam sem sucesso há mais de uma década e, após serem retomadas no ano passado, a troca de ofertas havia sido estabelecida para dezembro e depois para o final de janeiro, mas até hoje não concretizou-se.

Em entrevista coletiva junto com Hague em Brasília, Figueiredo explicou que se trata de “um processo complexo”, mas assegurou que “está em seu final” e que as ofertas das duas partes serão apresentadas “o mais rápido possível”.

Segundo o ministro brasileiro, “ainda não há uma data”, mas garantiu que a postergada troca das ofertas, que servirão como base para as negociações, “está muito próxima”.

Sobre a oferta que o Mercosul prepara, Figueiredo disse que o bloco avançou rumo a uma posição comum, embora admitiu que ainda “tem trabalho” pela frente.

Hague, por sua vez, disse que o Reino Unido aposta no êxito desse acordo, pois considera que servirá como ferramenta para “expandir o comércio” com Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, os quatro países fundadores do Mercosul, ao qual também pertence Venezuela, que não participa das negociações com a UE.

“É importante que todos continuemos com esse esforço e que o façamos com muita energia”, declarou o ministro britânico, que nesta segunda-feira iniciou em Manaus uma visita de três dias ao Brasil, que concluirá amanhã em São Paulo. EFE

ed/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.