Brasil registrou 117 agressões a jornalistas desde o início dos protestos

  • Por Agencia EFE
  • 10/02/2014 16h44

Rio de Janeiro, 10 fev (EFE).- Um total de 117 jornalistas sofreu agressões ou hostilidades no Brasil por parte de policiais ou manifestantes desde junho do ano passado, quando começou a onda de protestos populares em todo o país, informaram nesta segunda-feira fontes sindicais.

O cinegrafista Santiago Andrade teve morte cerebral hoje após ser atingido na cabeça por um rojão durante uma manifestação contra o aumento da passagem de ônibus na quinta-feira passada no Rio de Janeiro, o que representa a primeira morte de um jornalista nos protestos.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) condenou o ataque e reiterou em comunicado que “a violência sistemática contra profissionais da imprensa constitui um atentado à liberdade de expressão”.

Apesar de Andrade ter sido a primeira vítima morta em manifestações, a Abraji alertou que existe uma “escalada de violência e de violações” contra jornalistas e ressaltou que “os incidentes se multiplicaram” nos últimos meses.

Os 117 casos aludidos pela Abraji se referem a jornalistas que sofreram agressões, hostilidade, seja por parte dos manifestantes ou da polícia, ou tenham sido detidos enquanto trabalhavam na cobertura das manifestações. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.