Brasil tem queda de 20% no volume de chuvas

  • Por Jovem Pan
  • 19/11/2014 09h46

O Brasil registrou queda de 20% no volume de chuvas este ano e no Sistema Cantareira o índice ficou 60% abaixo do esperado. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que analisou a situação de janeiro até 31 de outubro.

De acordo com o levantamento, o sudeste apresentou os menores índices de chuvas e, em alguns pontos, a precipitação foi 80% menor. A pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Ana Barbara Coutinho, explicou o que proporcionou a estiagem.

*Ouça os detalhes no áudio

Para o meteorologista do IAG-USP, o norte e oeste de São Paulo, a regiões do Vale do Paraíba e o Centro de Minas Gerais são os locais mais afetados. Em entrevista a repórter Cris Santos, Augusto José Pereira disse que é preciso chover o dobro da média para que os reservatórios voltem ao normal.

No sudeste, este foi o ano mais seco desde que os pesquisadores começaram a fazer as medições de chuvas, há 80 anos. Diante desse cenário, cientistas também não conseguem prever se o fenômeno é temporário ou se o período de seca irá se estender.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.