74% dos brasileiros são contra financiamento privado de campanha, diz Datafolha
Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha e encomendada pela OAB mostrou que 74% dos brasileiros são contra o financiamento de campanha por empresas privadas. Outros 16% que responderam essa pergunta são a favor e 10% não souberam responder.
Segundo o levantamento, 79% acreditam que as doações de empresas estimulam a corrupção e este é o principal que levou a este resultado em decorrência das notícias da Operação Lava Jato.
Quanto maior a escolaridade, segundo o Datafolha, maior a defesa do fim deste tipo de financiamento; 80% entre os que possuem curso superior, 77% com ensino médio e 68% com fundamental defendem o financiamento privado.
Em relação à renda familiar, o grupo que mais se opõe a tal financiamento é aquele que recebe entre cinco e 10 salários mínimos. No entanto, por região e preferência partidária, não há muitas variações.
A oposição ao financiamento empresarial é a mesma para quem prefere o PT ou o PSDB, 75%. A rejeição é ainda maior para quem tem como preferência o PMDB, com 77%.
Enquanto 79% acreditam que o financiamento estimula a corrupção, 12% disseram ao Datafolha que não há relação entre as duas coisas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.