Ainda sem acordo para a renegociação da dívida, Temer cancela reunião com governadores

  • Por Estadão Conteúdo
  • 08/06/2016 20h38
ASCOM- VPR Michel Temer

Ainda costurando um acordo para a renegociação de dívidas dos Estados, o presidente em exercício, Michel Temer, decidiu cancelar a reunião que pretendia fazer nesta quinta, 9, com governadores no Palácio do Planalto. O encontro havia sido confirmado por diversos interlocutores do presidente em exercício.

A assessoria de imprensa do Planalto, entretanto, alega que a reunião não tinha sido agendada e amanhã, provavelmente, Temer receberá os governadores do Pará, Simão Jatene, e do Tocantins, Marcelo Miranda. Nesta quarta, 8, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, afirmou que veio se encontrar com Temer hoje “pois não poderia estar amanhã”. 

A renegociação das dívidas dos estados, que já ultrapassaram R$ 400 bilhões, ameaça se tornar uma nova bomba orçamentária para o governo. A ideia de Temer era aproveitar o encontro para pedir aos governadores que ajudem no controle dos gastos públicos, evitando novos aumentos de despesas. A justificativa usada por ele seria a de que o controle de gastos poderia ser mais um ingrediente para animar os empresários e o mercado externo em relação ao que poderá mudar na economia do País.

Segundo Sartori, Temer anunciou que “na próxima semana” deverá ter definição sobre negociação de dívidas dos estados e que agora está nas mãos do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a definição dos pontos do acordo final.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.