Anvisa avalia liberação de teste rápido para Covid-19 em farmácias

A reunião que pode definir o tema acontece nesta terça-feira (28)

  • Por Jovem Pan
  • 27/04/2020 14h26 - Atualizado em 27/04/2020 14h31
Claudio Furlan/Estadão Conteúdo Teste rápido de Covid-19 Teste rápido para coronavírus poderão estar disponíveis em farmácias

Os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discutem nesta terça-feira (28) se liberam a aplicação de testes rápidos de coronavírus em farmácias. Atualmente, testes rápidos são aplicados em ambiente hospitalar e clínicas das redes pública e privada.

A proposta será levada pelo presidente-substituto da agência, Antonio Barra Torres, médico e contra-almirante, tido como conselheiro de Jair Bolsonaro para assuntos de saúde.

Segundo integrantes do governo, a cúpula do Ministério da Saúde chegou a resistir à proposta, mas passou a apoiá-la recentemente. O novo ministro da pasta, Nelson Teich, tem dito que melhorar o grau de informação sobre a doença no Brasil é pilar de sua estratégia de resposta à pandemia, que tem como um dos pontos a saída do distanciamento social, como defende Bolsonaro.

Receio de “falsos negativos”

O receio de autoridades de saúde, como da Organização Mundial de Saúde (OMS), deve-se ao fato de que testes rápidos têm alto índice de “falso negativo”, se aplicados nos primeiros dias de sintomas da doença. Os exames doados ao governo pela mineradora Vale, por exemplo, podem errar 75% dos resultados negativos, segundo análise encomendada pelo próprio Ministério da Saúde.

A expectativa de fontes do ministério de Teich é que a Anvisa aceite a aplicação em farmácias, mas exija que o teste seja feito apenas após alguns dias do surgimento de sintomas da doença.

A forte chance de falso negativo, nos primeiros dias, deve-se à característica do exame, que detecta anticorpos para a doença. Essas substâncias só surgem quando o corpo reage ao vírus, o que leva alguns dias. Por isso, autoridades recomendam uso de testes do tipo “RT-PCR”, mais lento e caro, para garantir diagnóstico preciso para a Covid-19.

Pressão por mais testes

Segundo integrantes do ministério, há forte pressão do Palácio do Planalto para ampliar o número de testes no País. A Saúde tem sinalizado que pretende aumentar o público-alvo para exames de diagnóstico rápido.

No começo da crise, o Ministério da Saúde recomendava apenas a aplicação de testes rápidos para quem atua na “linha de frente” do combate à Covid-19, como profissionais da saúde.

Em boletim epidemiológico publicado na última semana, no entanto, o ministério afirma que deseja “progressivamente” incluir idosos, portadores de condições de risco para complicações da Covid-19 e a população economicamente ativa na rotina de testagem. A ideia seria também aumentar a “carteira” de curados e imunes à doença que poderiam retornar ao trabalho, dizem integrantes do governo.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.