Bolsonaro diz que vai conceder indulto a policiais do massacre do Carandiru

Também terão agentes envolvidos nos casos de Eldorado dos Carajás e no sequestro do ônibus 174

  • Por Jovem Pan
  • 31/08/2019 18h10 - Atualizado em 31/08/2019 18h13
Marcos Corrêa/PR Presidente afirmou que muitos policiais, civis e militares, foram condenados "por pressão da mídia"

O presidente da República, Jair Bolsonaro, se manifestou neste sábado (31) sobre o indulto natalino que irá conceder a policiais. Segundo ele, serão agentes envolvidos nos casos de Eldorado dos Carajás, no massacre de Carandiru e também no sequestro do ônibus 174, ocorrido no Rio de Janeiro, em 2000.

“Os que se enquadrarem no indulto, eu vou dar. Estou pedindo a policiais de todos os Estados uma lista de nomes, com justificativas”, explicou.

Questionado se daria indulto também aos comandantes ou apenas ao comandados de operações em que policiais militares foram condenados por sua atuação, ele disse que, se puder, perdoará também os líderes. “Se o comandante do Carandiru (coronel Ubiratan Guimarães) estivesse vivo, eu dava indulto pra ele também”, completou.

Nesta sexta-feira (30), Bolsonaro já havia dito que estava planejando conceder a medida para policiais. Ele afirmou que iria incluir “nomes surpreendentes” e que muitos policiais, civis e militares, foram condenados “por pressão da mídia”.

Os três casos citados por ele nesse sábado tiveram ampla repercussão na imprensa. No episódio que ocorreu na capital carioca, o sequestrador, depois de capturado, foi colocado em um carro da polícia, mas chegou morto ao hospital. As investigações mostraram que ele foi asfixiado por PMs.

O massacre de Eldorado do Carajás foi em abril de 1996, quando sem-terras marchavam em direção a Belém em um protesto contra a demora da desapropriação de terras. Houve conflito e PMs revidaram com tiros. Além dos 19 mortos, o combate deixou mais de 60 feridos.

Já o massacre de Carandiru foi uma chacina ocorrida em um presídio em São Paulo, em 1992, e deixou mais de cem mortos.

O que é o indulto natalino

O indulto natalino é uma medida que prevê que condenados por crimes sem violência ou grave ameaça possam solicitar benefício na Justiça, que inclui redução ou perdão da pena. Dentre eles, estão os “presos de colarinho branco”, como da Operação Lava Jato.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.