Bolsonaro veta artigo que permitia síndico de proibir festa em condomínio

Foram oito vetos no projeto de lei aprovado no Congresso, que cria um regime jurídico emergencial durante a pandemia

  • Por Jovem Pan
  • 11/06/2020 19h57
EFE/Joedson Alves jairbolsonaro Texto final ainda será publicado no Diário Oficial

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta sexta-feira (11) nas redes sociais que vetou oito artigos do projeto de lei aprovado no Congresso que cria um regime jurídico emergencial durante a pandemia do novo coronavírus. Entre eles, está o que impedia a concessão de liminar (decisão judicial provisória) em ações de despejo, e o que dava aos síndicos o poder de restringir o uso de áreas comuns e proibir festas.

O texto final do projeto de lei 1.179/2020, com todos os vetos, ainda deve ser publicado no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com Bolsonaro, foram retirados os Artigos 4, 6, 7, 9, 11, 17, 18 e 19.

Vetos

Na publicação, o presidente comentou somente o veto ao Artigo 11, que conferia uma série de poderes aos síndicos, inclusive o de proibir reuniões nas áreas exclusivas dos proprietários, com a justificativa de evitar a propagação da Covid-19.

Outro, segundo o anúncio, foi o 9, que proibia, até 30 de outubro, a concessão de liminar ordenando a desocupação de imóveis urbanos nas ações de despejo abertas a partir de 20 de março, no início da pandemia. Também foi retirado o Artigo 17, que previa a redução em ao menos 15% da taxa cobrada dos motoristas pelos aplicativos de transporte, e o Artigo 18, que aplicava o mesmo desconto aos custos dos serviços de táxi.

Foi vetado ainda o Artigo 4, que restringia a realização de assembleias presenciais por parte de algumas pessoas jurídicas de direito privado, como associações e fundações, que ficavam obrigadas a observar as determinações sanitárias locais.

O presidente vetou também os Artigos 6 e 7, que tratavam dos efeitos retroativos da pandemia sobre a execução de contratos; e o Artigo 19, que determinava ao Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) a flexibilização das regras de pesagem de cargas para facilitar a logística de transporte durante a pandemia.

* Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.