Comissão da reforma política aprova destaque que mantém cargo de vice

  • Por Jovem Pan
  • 10/08/2017 11h51 - Atualizado em 10/08/2017 11h53
  • BlueSky
André Dusek/Estadão Conteúdo O relator da comissão, deputado deputado Vicente Cândido (PT-SP), havia proposto fim dos vices, com o argumento de que eles não têm função definida

comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa mudanças nas regras eleitorais (PEC 77/03) retomou a votação do parecer do deputado Vicente Candido (PT-SP) na manhã desta quinta-feira (10). O texto principal foi aprovado na madrugada desta quarta-feira (09). Ele prevê o voto majoritário para deputados federais e estaduais e para vereadores nas eleições de 2018 e 2020. Esse modelo é chamado pelos deputados de “distritão”.

Na manhã de hoje devem ser analisados 17 destaques apresentados pelos partidos ao relatório de Cândido. Os destaques podem mudar os principais trechos do relatório, inclusive o “distritão”. A comissão especial é presidida pelo deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA).

Por volta das 11h30, a comissão aprovou um destaque do PP que mantém o cargo de vice-presidente, vice-governador e vice-prefeito.

O relator da comissão, deputado deputado Vicente Cândido (PT-SP), havia proposto fim dos vices, com o argumento de que eles não têm função definida e representam um custo para os cofres públicos.

Antes da votação, Cândido fez um desabafo sobre a reunião de ontem, que aprovou o voto majoritário para deputados e vereadores (“distritão”), que ele não havia proposto no parecer. “O que foi aprovado ontem é uma reforma para os políticos, para os mandatos, e não para a sociedade”, disse.

Acompanhe a sessão ao vivo:

*Com informações de Agência Câmara Notícias

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.