Como emitir certificado de vacinação contra Covid-19 em português, inglês e espanhol?

Ministério da Saúde disponibiliza uma carteira digital que confirma que a pessoa completou o esquema vacinal; só poderá escolher o idioma do documento quem já tomou as duas doses

  • Por Jovem Pan
  • 20/07/2021 13h16 - Atualizado em 04/10/2021 10h51
Reprodução/Prefeitura de Atibaia Mão segurando um celular com o aplicativo do Conecte SUS aberto O ConecteSUS pode ser acessado pela web ou baixado no celular

O Ministério da Saúde, por meio do aplicativo ConecteSUS, está emitindo certificados digitais de vacinação contra a Covid-19. O documento confirma oficialmente que a pessoa completou o esquema vacinal. Para emitir a carteira de vacinação digital, o indivíduo deve acessar o site ou aplicativo do ConecteSUS, disponível na Play Store (Android) e na Apple Store (IOS). Ao realizar o login, é possível ter acesso ao histórico de exames, consultas e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). No campo vacina, a plataforma disponibiliza as informações sobre o imunizante aplicado, a data de vacinação e lote de fabricação. Nesta página, será autorizada a emissão de dois documentos: a carteira de vacinação digital e o certificado nacional de vacinação. No campo do certificado, é permitido que o documento seja emitido em três línguas diferentes: português, inglês e espanhol.

Confira como emitir seu certificado:

Página inicial do ConecteSUS

Página Inicial do Aplicativo ConecteSUS

Campo ‘Vacinas’ do ConecteSUS

Página sobre vacina no aplicativo ConecteSUS

Emissão dos documentos

Já na página inicial da aba “vacinas” é possível emitir a carteira de vacinação digital, que funciona como o comprovante físico recebido após a aplicação das doses.

Certificado de vacinação

Carteira de Vacinação Digital

Ao clicar no campo da vacina contra a Covid-19 recebida pelo usuário, haverá a opção de emitir um outro documento: o certificado nacional de vacinação. Para quem já tomou as duas doses do imunizante, a plataforma permite que o certificado seja emitido em português, inglês e espanhol. Para quem tomou uma dose apenas, o aplicativo emite o documento automaticamente em português, sem dar a opção de outros idiomas. No caso de quem tomou a vacina da Janssen, de dose única, o ConecteSUS libera a possibilidade de emitir o certificado em português, inglês e espanhol. Após a escolha do idioma, o certificado de vacinação digital será emitida em PDF. O Ministério da Saúde ressalta que o documento só é válido em território nacional.

Opção de certificado em outras línguas

Certificado Nacional de Vacinação

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.