Como emitir certificado de vacinação contra Covid-19 em português, inglês e espanhol?

Ministério da Saúde disponibiliza uma carteira digital que confirma que a pessoa completou o esquema vacinal; só poderá escolher o idioma do documento quem já tomou as duas doses

  • Por Jovem Pan
  • 20/07/2021 13h16 - Atualizado em 20/07/2021 18h38
Reprodução/Prefeitura de AtibaiaO ConecteSUS pode ser acessado pela web ou baixado no celular

O Ministério da Saúde, por meio do aplicativo ConecteSUS, está emitindo certificados digitais de vacinação contra a Covid-19. O documento confirma oficialmente que a pessoa completou o esquema vacinal. Para emitir a carteira de vacinação digital, o indivíduo deve acessar o site ou aplicativo do ConecteSUS, disponível na Play Store (Android) e na Apple Store (IOS). Ao realizar o login, é possível ter acesso ao histórico de exames, consultas e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). No campo vacina, a plataforma disponibiliza as informações sobre o imunizante aplicado, a data de vacinação e lote de fabricação. Nesta página, será autorizada a emissão do documento.

Página inicial do ConecteSUS

Página Inicial do Aplicativo ConecteSUS

Campo ‘Vacinas’ do ConecteSUS

Página sobre vacina no aplicativo ConecteSUS

Emissão da Carteira de Vacinação Digital

Para quem já tomou as duas doses do imunizante, a plataforma permite que o certificado seja emitido em português, inglês e espanhol. Para quem tomou uma dose apenas, o aplicativo emite o documento automaticamente em português, sem dar a opção de outros idiomas. No caso de quem tomou a vacina da Janssen, de dose única, o ConecteSUS libera a possibilidade de emitir o certificado em português, inglês e espanhol.

Opção de certificado em outras línguas

Após a escolha do idioma, a carteira de vacinação digital será emitida em PDF. Também é possível gerar um certificado digital com QR Code disponível no documento. O Ministério da Saúde ressalta que o documento só é válido em território nacional.

Certificado de vacinação