Como emitir certificado de vacinação contra Covid-19 em português, inglês e espanhol?
Ministério da Saúde disponibiliza uma carteira digital que confirma que a pessoa completou o esquema vacinal; só poderá escolher o idioma do documento quem já tomou as duas doses
O Ministério da Saúde, por meio do aplicativo ConecteSUS, está emitindo certificados digitais de vacinação contra a Covid-19. O documento confirma oficialmente que a pessoa completou o esquema vacinal. Para emitir a carteira de vacinação digital, o indivíduo deve acessar o site ou aplicativo do ConecteSUS, disponível na Play Store (Android) e na Apple Store (IOS). Ao realizar o login, é possível ter acesso ao histórico de exames, consultas e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). No campo vacina, a plataforma disponibiliza as informações sobre o imunizante aplicado, a data de vacinação e lote de fabricação. Nesta página, será autorizada a emissão de dois documentos: a carteira de vacinação digital e o certificado nacional de vacinação. No campo do certificado, é permitido que o documento seja emitido em três línguas diferentes: português, inglês e espanhol.
Confira como emitir seu certificado:
Página inicial do ConecteSUS
Campo ‘Vacinas’ do ConecteSUS
Emissão dos documentos
Já na página inicial da aba “vacinas” é possível emitir a carteira de vacinação digital, que funciona como o comprovante físico recebido após a aplicação das doses.
Ao clicar no campo da vacina contra a Covid-19 recebida pelo usuário, haverá a opção de emitir um outro documento: o certificado nacional de vacinação. Para quem já tomou as duas doses do imunizante, a plataforma permite que o certificado seja emitido em português, inglês e espanhol. Para quem tomou uma dose apenas, o aplicativo emite o documento automaticamente em português, sem dar a opção de outros idiomas. No caso de quem tomou a vacina da Janssen, de dose única, o ConecteSUS libera a possibilidade de emitir o certificado em português, inglês e espanhol. Após a escolha do idioma, o certificado de vacinação digital será emitida em PDF. O Ministério da Saúde ressalta que o documento só é válido em território nacional.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.