Coutinho nega ingerência de Lula e Dirceu em contratos internacionais do BNDES

  • Por Agência Câmara
  • 27/08/2015 14h02
A CPI do BNDES realiza audiência pública para ouvir o presidente da instituição, Luciano Coutinho (Antonio Cruz/Agência Brasil) Antonio Cruz/Agência Brasil Luciano Coutinho

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse nesta quinta-feira (27) que nunca houve ingerência do ex-presidente Lula e do ex-ministro José Dirceu, principalmente para beneficiar países, desde que ele assumiu a presidência do banco, em 2007.

Coutinho depõe na CPI do BNDES da Câmara dos Deputados. Questionado pelo parlamentar João Gualberto (PSDB-BA), ele disse que os empréstimos feitos a empresas que operam com exportações para Cuba, Angola e Venezuela somam aproximadamente R$ 6 bilhões.

Segundo ele, todos os empréstimos estão adimplentes. “O BNDES não participa de tratativas no exterior para obtenção de contratos”, disse Coutinho.

O deputado Gualberto disse estranhar a coincidência entre os países financiados pelo BNDES e os convênios de cooperação na área social assinados pelo Instituto Lula, do ex-presidente, que privilegia países latino-americanos e africanos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.