Crianças precisam de cuidados especiais durante a pandemia

Mesmo que os casos da Covid-19 sejam menores em crianças, elas necessitam de cuidados específicos durante a pandemia. Uma cartilha do Ministério da Saúde recomenda que pais expliquem às crianças o que está ocorrendo, a seriedade da situação e o que é o coronavírus.
Nesse papel educativo, os pais devem apresentar aos filhos as medidas necessárias para a sua proteção e de quem está próximo, como familiares, especialmente os que integram os chamados grupos de risco. O documento tem linguagem adaptada para crianças e adolescentes e pode servir como material informativo.
A cartilha traz conteúdos sobre o coronavírus e aborda formas de prevenção, mostrando dúvida comuns sobre higienização e significados de termos que ganharam visibilidade, como nomes das autoridades de saúde, pandemia e sintomas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, não há evidências, até o momento, de transmissão do coronavírus pelo leite materno. Por isso, a entidade afirma que é desnecessário alterar essa prática entre mães e filhos.
Crianças infectadas
Segundo a coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar do Centro de Imunizações do Hospital Pequeno Príncipe, no Paraná, Heloísa Giamberardino, para o caso de crianças acometidas da doença é importante ficar em ambiente arejado, não receber visitas e evitar contato com pessoas mais velhas.
Quem estiver junto da criança deve estar sempre com máscara de proteção, fazer a higiene das mãos, além de lavar lençóis e roupas da criança separadamente. “É bem importante limpar com álcool as superfícies do quarto e dos locais que a criança usa”, recomenda a médica.
*Com informações da Agência Brasil
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.