Cunha virá símbolo de campanha internacional contra a corrupção
Eduardo Cunha em sessão que definiu cassação de seu mandato
Eduardo Cunha em sessão que definiu cassaçãoO deputado cassado Eduardo Cunha se transformou em garoto propaganda de uma campanha contra a corrupção pelo mundo. Lançada pela entidade Transparência Internacional, em Berlim, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a opinião pública mundial sobre os riscos do trust. Segundo os organizadores do projeto, Cunha é o “Mr. Trust do Brasil”.
Em um vídeo promocional, os organizadores apontam que analisaram 213 casos de corrupção em 80 países pelo mundo. Desses, 70% deles usaram “algum tipo de veículo secreto” para “esconder dinheiro ilícito”. “Um desses veículos é o Trust”, aponta a Transparência Internacional, que destaca o mecanismo como instrumento que permite que pessoas transfiram ativos a um administrador. Esse gerente o administra em nome de um grupo ou de uma pessoa. A campanha alerta que esse mesmo trust pode ser usado para “esconder ativos”.
Segundo a entidade, ele é beneficiário de um trust, que por sua vez usa um banco suíço. Ao apresentar Cunha, a entidade com sede na Alemanha diz que “Mr. Trust é um dos políticos mais poderosos investigados pelo Ministério Público” e mostra como o inquérito se refere a seu papel no “escândalo de corrupção da Petrobras”.
No material de promoção da campanha, a Transparência Internacional indica que Cunha supostamente mentiu ao Congresso e perdeu o mandato. Em março de 2015, ele garantiu que não tinha conta fora das jurisdições mencionadas em sua declaração de renda. “Alguns meses depois, procuradores suíços localizaram quatro contas relacionadas a ele e sua esposa em um banco na Suíça”, diz a entidade.
“No total, as autoridades brasileiras estão pedindo de volta do Mr. Trust e de sua mulher US$ 30 milhões”, diz a campanha.
“Não sabemos para onde o dinheiro foi. Mas sabemos que o Mr. Trust gastou US$ 42 mil em uma semana de compras em Miami”, aponta o vídeo, que também cita estadias em hotéis de luxo. Cunha diz desconhecer as contas, mas admite ser um “beneficiário” de um trust.
A campanha mostra como a Transparência Internacional e outras entidades “lutam para que se esclareça quem se beneficia de trusts”. O grupo pede que todas as informações sejam tornadas públicas para “acabar com o ciclo vicioso de impunidade” que tais mecanismos secretos permitem.
“Precisamos saber quem são as pessoas e os reais beneficiários de entidades secretas”, indicou a entidade. “Se soubermos, isso vai ajudar a acabar com a grande corrupção”, insistiu. A campanha ainda termina com um alerta. “Existem muitos Mr. Trusts pelo mundo. Ajude a desmascará-los”.
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