Defesa abre Centro de Operações e CGU lança canal de denúncias sobre coronavírus

  • Por Jovem Pan
  • 21/03/2020 17h21
DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO Forças Armadas vão ajudar na triagem de infectados pelo coronavírus

O Ministério da Defesa inaugurou nesta sexta-feira (20) um Centro de Operações Conjuntas para coordenar a participação das Forças Armadas no combate à Covid-19. Outro órgão federal, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou um canal para denúncias de irregularidades relacionados ao novo coronavírus.

Conforme o Ministério da Defesa, dez comandos conjuntos cobrem todas as regiões do país, além do Comando Aeroespacial (Comae). Eles vão receber as demandas e planejar a atuação do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Os militares atuarão em apoio operacional e logístico ao governo federal, governos estaduais e prefeituras, dando suporte, por exemplo, ao controle de entrada nos aeroportos, portos e terminais marítimos e controle de fronteiras secas, a triagem de suspeitos de infecção e a montagem de hospitais de campanha.

“Devido à possibilidade de elevada demanda e da limitada disponibilidade e capacidade desses meios, o apoio dos hospitais de campanha será avaliado com especial cuidado”, divulgou o ministério, em nota. Segundo a pasta, os hospitais têm baixa quantidade de leitos por terem sido idealizados para emprego em operações militares e humanitárias.

As unidades especializadas em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) – uma equipe capacitada fez o resgate de brasileiros isolados em Wuhan, China, em fevereiro – ficarão disponíveis para descontaminação de pessoal, ambientes e materiais.

Canal de denúncias

A CGU lançou no portal um canal específico no portal Fala.BR para receber reclamações sobre órgãos federais e agentes públicos, como a falta de insumos e equipamentos hospitalares e a desobediência das restrições preventivas. As denúncias podem ser anônimas e serão encaminhadas para a Ouvidoria-Geral da União, responsável por encaminhar as manifestações.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.