Defesa diz que Lula é vítima de manipulação

  • Por Estadão Conteúdo
  • 13/10/2016 18h57
Lula em ato no Rio de Janeiro EFE/ANTONIO LACERDA Imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - EFE

Em nota divulgada nesta quinta-feira (13) a defesa de Luiz Inácio Lula da Silva reiterou que o ex-presidente é vítima de “lawfare”, uma “guerra travada por meio da manipulação das leis para atingir alguém que foi eleito como inimigo político”. “Uma das táticas de lawfare é o uso de acusações absurdas e sem provas. É o que se verifica nessa denúncia ofertada pelo Ministério Público Federal (MPF), recebida pela Justiça Federal de Brasília”, diz o texto, subscrito pelos advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira.

A defesa afirma que Lula é acusado pelo MPF de ter influenciado a concessão de linhas de crédito de R$ 7 bilhões para a Odebrecht e de ter recebido, em contrapartida, um plano de saúde para seu irmão e a remuneração por duas palestras que ele “comprovadamente fez – em valores que são iguais aos contratos relativos às demais palestras feitas pelo ex-presidente a 41 grupos empresariais”.

“Lula jamais interferiu na concessão de qualquer financiamento do BNDES. Como é público e notório, as decisões tomadas por aquele banco são colegiadas e baseadas no trabalho técnico de um corpo qualificado de funcionários”, sustenta a nota, acrescentando que, no prazo assinalado pelo juiz, será apresentada a defesa técnica em favor do ex-presidente.

Teixeira e Zanin dizem que as alegações demonstrarão “a ausência dos requisitos legais necessários para o prosseguimento da ação e ainda que o ex-presidente não praticou qualquer um dos crimes imputados – sem qualquer prova – pelo MPF”.

A Odebrecht não comentou a decisão. O advogado de Taiguara, Roberto Podval, disse que vai se manifestar primeiro nos autos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.