Doria anuncia que governo de SP vai buscar comprador para fábrica da Ford

  • Por Jovem Pan
  • 21/02/2019 12h53 - Atualizado em 17/04/2019 14h14
Estadão Conteúdo O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) se reuniu nesta manhã com o CEO da Ford América do Sul, Lyle Watters

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (21) que o governo estadual vai buscar um comprador para a fábrica da Ford que será fechada em São Bernardo do Campo, com o objetivo de manter os empregos. O tucano se reuniu nesta manhã com o CEO da Ford América do Sul, Lyle Watters.

“Foi uma reunião longa e dura”, disse Doria, ao fazer o anúncio. “[A decisão] é que governo de São Paulo vai buscar comprador para essa fábrica para a preservação do parque fabril e dos empregos”, acrescentou.

Nesta semana, a Ford anunciou que vai fechar a unidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e que deixará de atuar no segmento de caminhões. De acordo com uma nota divulgada pela empresa, o fechamento da fábrica representa “um importante marco para o retorno à lucratividade sustentável das operações na América do Sul”.

Segundo Doria, o fechamento da fábrica não será imediato, mas ao longo deste ano. “Não há preocupação imediata dos funcionários da Ford, na perda de seus empregos. Vai continuar normalmente. Ao longo desse período, o governo vai ajudar a Ford a encontrar um comprador para o parque fabril para que ali possam permanecer os trabalhadores, ainda que com uma nova marca assumindo o parque industrial”, disse o governador.

A Ford, segundo o tucano, garantiu que não serão afetados a fábrica do Tatuapé, onde atuam mais de 1,6 mil trabalhadores; e as sedes de Tatuí e Barueri, com 270 e 170 funcionários, respectivamente. Também serão mantidos o centro administrativo da Ford em São Bernardo do Campo, ainda de acordo com João Doria.

A reunião aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. O encontro também contou com a presença do vice-presidente de Assuntos Governamentais, Comunicação e Estratégia da Ford na América do Sul, Rogelio Golfarb; o vice-governador e secretário de governo, Rodrigo Garcia; o secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles; e o assessor da secretaria da Fazenda e Planejamento, Gustavo Ley, além do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando.

Nenhum representante de sindicato dos trabalhadores foi convidado a participar do encontro. Em vídeo divulgado no site do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o presidente Wagner Santana criticou o governo e a Ford por não convidarem os trabalhadores para participar da reunião.

“Ficamos sabendo, através da imprensa, que ocorrerá às 10h uma reunião com o governador, o presidente da empresa e também o prefeito da cidade. Solicitamos que a gente pudesse, como trabalhadores, os mais afetados por essa decisão, participar dessa reunião. Recebemos o retorno do gabinete do governador dizendo que eles não nos queriam nessa reunião”, disse o sindicalista.

O governador João Doria confirmou que o governo não convidou os sindicalistas para participar da reunião “Não foi feito convite porque não era o momento para ter o sindicato participando da reunião. Mas haverá, no momento oportuno. Primeiro, precisávamos ter o diagnóstico. Saímos de uma reunião de forma positiva. Agora, temos um cenário melhor, mais tranquilizador. Oportunamente eles serão convidados para a conversa conjuntamente com a Ford”, disse.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.